quarta-feira, janeiro 17, 2018

RISSÓIS DE MEXILHÃO




Gosto de mexilhão como todos sabem quem me conhece ou segue. Numa das minhas pesquisas/visitas semanais ao Lidl, fui para a área dos congelados, descobri (nem sei se foi a 1º vez que tinham ou se já tinham há muito) eu foi a 1º vez que vi, uns sacos com mexilhão, até tinham boa cara 😊resolvi trazer dois para fazer um arroz, mas como a maioria das vezes os ingredientes até chegarem a casa eu troco-lhes as voltas o caso destes.😎 A filha tinha falado há uns dias que lhe andava a apetecer os meus rissóis, foi mesmo o que eu resolvi fazer. Fritos adoro, mas não os faço é raro, se calhar 1 vez por mês ou menos, mas estes souberam-me pela vida.😂Fritos fazem mal? Mas agora o que é que não faz mal? Pelas mentes iluminadas, tudo, agora é só comerem o que faz bem (inventaram, eu gostava de saber daqui a uns anos o que dirão). Eu adoro a nossa gastronomia, adoro a comida tradicional, gosto de provar novos sabores, mas o que ganha é mesmo a nossa e tenho dito e estou-me lixando para o que mentes iluminadas dizem.

Ingredientes massa:
-1 chávena de água
-1 1/2 de farinha 
-1 c. de sopa de manteiga
-1 casca de limão

Num tacho coloquei a água, casca do limão e a manteiga, quando levantou fervura retirei a casca e deitei a farinha de uma vez só. Mexi energicamente até se soltar das paredes e fundo do tacho, deixei mais um pouco. Depois passei a massa para a bancada da cozinha (não precisa de farinha) e coloquei as mãos na massa até a sentir sedosa. Quem não aguenta a temperatura da massa quente deixa descansar um pouco (arrefecer) e depois amassa, não altera em nada a textura da massa, não tenham problemas. Depois é esticar a massa fina (eu gosto bem fina) cortar rodelas colocar o recheio fechar, fazer até a massa e recheio terminar. Passar por ovo batido e pão ralado. Deixo sempre descansar um pouco no frigorífico (1 hora) antes de fritar (se são para consumir no dia) senão congelo. Servi com um arroz de pimentos que todos sabem fazer e uma salada verde.

Recheio :molho bechamel
-1 cebola pequena picada
-1 c. de sopa cheia de manteiga
-2 c. de sopa cheias de farinha
-água de cozer o mexilhão q.b.
-sal marinho
-noz moscada ralada na altura
-pimenta preta moída na altura
-1 molhinho pequeno de coentros
-300 g de mexilhão congelado

 Primeiro cozi o mexilhão com sal e uma folha de louro. Coei e reservei a água de cozer o dito.Num tacho coloquei a cebola e manteiga, em lume brando até a cebola murchar nessa altura tempero com o sal, e mexo bem, junto a farinha e volto a envolver, vou adicionando a água pouco a pouco até obter a textura do béchamel, juntei o mexilhão, coentros picados, temperei com a noz moscada a pimenta e envolvi muito bem. Reservei até arrefecer. Depois foi rechear os rissóis.

Encontram-me no Instagram e Facebook aqui!🙋