segunda-feira, novembro 13, 2017

TRUFAS DE QUEIJO ROQUEFORT




Uma entrada simples e deliciosa. Há trufas doces, neste caso saíram salgadas. Eu chamei trufas, mas a receita falava em bolinhas. Esta receita foi a minha tia/madrinha irmã do meu saudoso pai que me passou há décadas, ela vivia em Bruxelas e quando vinha de férias a Portugal trazia sempre o queijo roquefort pois cá não havia e sendo o meu pai um grande apreciador de queijo, ela trazia o mimo para ele e para ela.😊 Saltou do meu👉 caderninho. Só fiz as minhas alterações. Vamos ver como fiz.


Ingredientes:
-150 g de manteiga com sal (usei sem sal)
-180 g de queijo creme (usei 120 g)
-100 g de queijo roquefort (usei 200 g)
-150 g de miolo de amêndoa sem pele torrado e picado grosseiramente (usei miolo de noz)
-coentros q.b. (usei salsa)

Colocar os queijos e manteiga no liquidificador e misturar até obter uma mistura sedosa. Numa tigela misturar a mistura com salsa picada e 50 g de miolo de noz picado grosseiramente, envolver bem e levar ao frigorífico até ficar com uma mistura firme. Com a ajuda de duas colheres de café fazer bolinhas (estilo pasteis de bacalhau mas em redondo) envolver nas restantes nozes picadas e colocar em formas de papel. Levar ao frio até servir.

Nota: Utilizei a manteiga sem sal, em causa eu aumentar a quantidade de queijo roquefort e como todos sabemos é um queijo que já tem a sua doce de sal, como o caso de trocar os coentros pela salsa, eu pensei e penso que bem, apesar de adorar coentros, achei que os mesmos iriam "abafar" o sabor do roquefort, que neste caso era o rei.

Estou no Instagram e Facebook aqui!🙋

"A maturidade soma experiências, requinte de sabedoria, conteúdo e elegância."


(Jacqueline Meireles)