sexta-feira, novembro 17, 2017

MARMELADA




A chegada do Outono (que não gosto, quem me segue ou conhece sabe que eu adoro é o Verão)😇 Detesto o frio, a chuva (que este ano está a fazer muita falta, mas como eu não sou o São Pedro, não é por não gostar de chuva que está a fazer alguma diferencia à atmosférica). Adoro o calor, o vestir pouca roupa, não ter que andar enchoiriçada com tanta roupa e mesmo assim ter frio. Pronto desde sempre quem me conhece sempre me ouviu dizer: se fosse milionária andava sempre atrás do Verão (viajar sempre para Países quentes) e quando chegasse o Verão ao meu País lindíssimo que é Portugal, ficava por cá sempre. 😎 Pronto mas o Outono traz outras coisas agradáveis, traz os marmelos para eu fazer a marmelada.😂Vamos deixar de conversas e vamos à receita. No blog, já são muitas receitas da mesma, além que tenho a receita da tão famosa marmelada branca de Odivelas que se encontra aqui!👈 Receitas de marmelada tenho várias no blog, basta carregarem no link na lateral onde diz marmelada. Vamos ver como fiz.


Ingredientes:
-1800 g de marmelos já descascados e sem caroço
-1800 g de açúcar branco


Para a marmelada ficar clara convém enquanto descasca os marmelos coloca-los logo numa tigela cheia de água, para os mesmos não escurecerem.

Cozo os marmelos numa panela com água a cobrir os mesmos. Quando cozidos escoo a água mas reservo um pouco da mesma o que neste caso foi 3/4 L e reservo os marmelos. Na panela coloco o açúcar e a água reservada (cobrir o açúcar) e deixo ferver até atingir o ponto de pérola, nessa altura junto os marmelos cozidos e mexo muito bem, deixo ferver e harmonizar textura e sabor. Passo com a varinha mágica e deixo levantar mais uma vez fervura. Deitei a marmelada em tigelas esterilizadas, e levei as mesmas num tabuleiro ao sol, para secar e ganhar uma delicada crosta, que depois pincelei com a ajuda de um pincel e aguardente pura e da boa (a aguardente que faço os meus licores) e coloco por cima o papel vegetal. Guardo na despensa e assim tenho marmelada todo o ano. Na foto só aparece 3 tigelas, mas a quantidade acima descrita deu 8 tigelas.

Nota: Eu guardo a marmelada dentro da despensa e aguenta um ano inteiro sem ganhar bolor, quando começo a usar uma tigela já guardo essa mesma no frigorífico.

Estou no Instagram e Facebook aqui!🙋

"Crê em ti mesmo, age e verás os resultados. Quando te esforças, a vida também se esforça para te ajudar."

(Chico Xavier)